domingo, 20 de maio de 2012

CORDEL "LAGOA DA MINHA INFÂNCIA"


Todas as pessoas que conheço têm nas suas vivências uma lagoa, um lago ou um rio com o qual coviveu no tempo de criança, eu que nasci em Macaíba/RN. Como todos da minha idade, brinquei, joguei futebol no campinho da margem, tomei banho e me diverti muito na Lagoa das Pedras. Há poucos anos resovi visitar a lagoa da minha infância, triste com o que vi, exprimi todo meu sentimento neste cordel que apresento aqui a capa e algumas estrofes.


(...)

A água era tão limpinha,
que de cima a gente via
quando a tilápia ferrava...
dava o sopapo, subia,
dava pulo, mergulhava,
que chega a vara entortava.
e, foi não foi, escapulia.

Perdido em meus pensamentos
eu fui chegando à lagoa,
mas de longe, eu logo vi,
que a coisa não tava boa,
vi a mata derrubada,
a lagoa assoreada,
e nem um pau de canoa.
Sem crer naquilo que vi,
andei sem olhar pro chão,
e, sem querer, tropecei
num pneu de caminhão,
mas veja só como é,
o machucão, foi no pé,
mas, a dor, no coração.

O pneu fazia parte
da mudança na estrutura.
A margem verde e macia
tava seca, suja e dura.
Eu tinha na minha mente
água limpa e transparente,
tava barrenta e escura.

(...)

Resolvi ver mais de perto.
Encostei-me ao ambiente,
e vi foi saco de plástico,
camisinha, absorvente,
matérias não degradáveis,
copos brancos descartáveis,
e até cocô de gente. 


(...)

Voltei por cima do rastro,
limpando a face molhada.
Como se me despedisse
de uma pessoa amada,
faltou rima, verso e loa,
pedi perdão à lagoa,
e saí sem dizer nada.

E quando cheguei em casa,
que me sentei no galpão,
uma luz vinda do céu,
encheu-me de inspiração,
e eu senti a enxurrada,
de uma lagoa guardada
dentro do meu coração.
         FIM

Lagoa da Minha Infância
Autor: José Acaci - Parnamirim/RN
joseacaci@hotmail.com
            (84) 9951 9873