sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cantoria em Maracanaú



Eu com Geraldo Amancio, feliz da vida com o sucesso do evento


FESTIVAL DE POESIA EM MARACANAÚ

Estive ontem à noite em Maracanaú, atendendo a convite de Geraldo Amancio, participando do júri do tradicional festival de cantoria do São João daquele Município.

Seis duplas participaram do evento, dando cada uma um show de poesia e viola: Antonio Jocélio e Zé Eufrásio, Gilmar de Oliveira e Moacir Laurentino, Cícero Baiano e Lourival Pereira, Zé Viola e Antonio Silva, Waldir Teles e Sebastião da Silva e Acrísio França e Zé Cardoso.

Espero que, quando tiver outro desses, Geraldo me chame de novo. Terei prazer em comparecer, seja para participar do júri, seja apenas para apreciar as maravilhas que esses poetas fazem no improviso.
Waldir Teles e Sebastião da Silva foram os vencedores do festival, onde apresentaram maravilhas como essas que anotei. Perdi um pedacinho de um verso, mas vocês hão de me perdoar.

Os vencedores: Sebastião da Silva e Waldir Teles


Sextilhas
O QUE ME DEIXA FELIZ


Waldir:
Eu fico feliz assim
A plateia reunida
Eu não ter filho drogado
Nem filha prostituída
Isso me deixa feliz 
Pra o resto da minha vida.


Sebastião:
Me sinto feliz na vida
Cantando com inspiração
E essa viola gemendo
Por cima do coração
E a plateia dizendo:
Muito bem, Sebastião.


W:
Sou feliz, Sebastião,
Por esse dom que herdei
Por lugares que já fui
Plateias que conquistei
Trinta anos de casado,
Se levei chifre, não sei.


S:
Eu muito feliz serei
Com dom, com arte e com fama,
Ser um bom dono de casa
E um bom marido na cama,
Família que me respeita
E uma mulher que me ama.


Mote em dez:  
A FOGUEIRA DA SECA NORDESTINA
INCENDEIA O LUGAR QUE FUI CRIADO


S:
Sertanejo não está vivendo bem
Só tem é folha murcha e fruta feita
É a crise na lida dessa seita
Que não dá um perdão para ninguém.
Se espera a chuva, ela não vem,
Nosso campo já está todo pelado,
O curral já está esturricado
Não cai chuva, nem da grosse a nem da fina,
A FOGUEIRA DA SECA NORDESTINA
INCENDEIA O LUGAR QUE FUI CRIADO


W:
Meu sertão está muito diferente
Ninguém vê planta verde no baixio
Nem o peixe nadando pelo rio
Só o sol ensolando o solo quente.
Uma torre não sobe no nascente
Se isso for um castigo do pecado
Resta agora dizer "muito obrigado"
A um Deus que é chefe além (...)lina
A FOGUEIRA DA SECA NORDESTINA
INCENDEIA O LUGAR QUE FUI CRIADO


S:
O sertão já está perdendo o nome
Se a chuva não cai na nossa terra
Não tem água também no pé da serra
Nevoeiro no espaço então se some
Nosso pobre já está passando fome
Nosso gado já está descadeirado
Ou é culpa do homem que é errado
Ou é queixa maior da mão divina
A FOGUEIRA DA SECA NORDESTINA
INCENDEIA O LUGAR QUE FUI CRIADO


W:
Não estou mais sabendo o que fazer
É o jeito partir pra ganhar fora
Despedir-me de casa e ir embora
Buscar pão pra meu filho não sofrer.
A família precisa de comer
E o chão está seco, esturricado,
E o teatro da fome, no roçado,
Este ano abriu mais uma cortina
A FOGUEIRA DA SECA NORDESTINA
INCENDEIA O LUGAR QUE FUI CRIADO



Fonte: http://mundocordel.blogspot.com.br